A propósito do tema da Cultura tivemos oportunidade de ver o filme "Nell" nas duas últimas aulas de Psicologia (dias 10 e 12). Para quem gostar de bons filmes, daqueles que no final nos deixam a pensar, aconselho que se dirijam ao clube de vídeo ou loja mais próxima e aluguem/comprem este filme.
Sinopse - retirada do dvdpt
Ela é inocente assim como é linda, e livre tal como as criaturas da floresta que a rodeia. A vencedora de dois Oscares Jodie Foster presenteia-nos com uma forte, apaixonada e inesquecível representação como Nell - uma jovem mulher intocada pela sociedade moderna - nesta jornada cativante através da mente e do espirito, que nos atravessa até ao coração. Um filme radiante e inteligente, não só devido ao seu elenco e fabulosas representações, mas também à cinematografia capaz de nosa tirar a respiração. Nell é um filme sensível e belo, que dificilmente será esquecido.
Juntamente com a sua mãe, Nell (Foster) leva uma vida rústica e selvagem nas selvagens Smoky Mountains. Mas quando a sua mãe morre e dois médicos citadinos (Liam Neeson e Natasha Richardson) se intrometem na sua pacifíca vida, Nell é repentinamente forçada e introduzida no mundo exterior - um lugar repleto de extraordinárias experiências novas, e de perigos inimagináveis.
Pequeno comentário pessoal
"Nell" começa com a descoberta de uma mulher selvagem - a protagonista Nell - que chama a atenção dos meios de comunicação e de estudiosos e mostra a problemática deste tema, na maioria das vezes de modo poético e algo alegórico - isto porque também as outras personagens têm os seus traumas e angústias que os fazem quase tão deslocados quanto a protagonista.
O filme faz-nos reflectir sobre a importância do meio cultural no nosso desenvolvimento enquanto indivíduos e seres integrados numa sociedade. Também nos mostra uma protagonista que por ter sido privada do contacto com o mundo, vive de acordo com os seus instintos, com os sentimentos básicos como o medo ou a vontade de aprender no seu convívio com os dois médicos que a ajudam.
Um filme a rever.
